Esbarro e enduro

Os ambientes arquetípicos e a aptidão sensorial dos EQUINOS para o ESBARRO e ENDURO

Uma visita aos tribunais indica que o momento mais importante do JUIZ IDEAL é quando, em silêncio e imóvel, recebe as informações do julgado e demais elementos do ambiente : e ouve o réu, a vítima, testemunhas e advogados. É o momento da formação da decisão. E para isso ele se posiciona motora e sonoramente na condição `` repouso ´´, pernas e cordas vocais paradas, imóveis... e os outros na condição `` movimento ´´, gesticulando e se deslocando, uns defendendo, outros atacando. Na maior parte de um Julgamento, o juiz permanece nessa posição. É a pré - condição, o fundamento não - verbal da atividade JULGAR. E nele : o sujeito da ação ( o juiz ) na condição `` repouso ( R ) ´´ e o objeto ( o réu ) na `` movimento (M) ´´. É a equação de um julgamento.

O julgado

5.1 O CAVALO

O CAVALO se desloca pensando em PARAR. A harmonia dos seus movimentos se assenta nesta postura primordial do arquétipo JULGADOR. É ela que produz o rítmo.

Cada qual a seu modo todo mamífero se movimenta. Mas enquanto uns praticam o andar `andando´, outros, como o CAVALO, o andar ` parando´. Mesmo em movimento o corpo EQUINO é impulsionado pela condição `` repouso ´´, pela possibilidade de PARAR !... Se o deslocar `contínuo´ dos que praticam o andar andando está ligado à necessidade de SEREM VISTOS / OUVIDOS, o `descontínuo´ dos que praticam o andar parando, à de VER / OUVIR.

CorridaNão há dúvida que o cavalo é uma `máquina de correr´, mas vale insistir, tanto mais ele corre, com maior prazer antevê a perspectiva de PARAR !

Em outras palavras : o parar prazeroso depende da velocidade do andar!

Tire a prova...

Quando montado e à toda, ponha uma das mãos na crina do animal : ela lhe diz que ele prefere correr, correr, correr ... ou `corre pensando em parar´ ?! Capte o ``para frente e para trás ´´...

A cada passo adiante, é como se o corpo dissesse : eu quero voltar!

5.2 ESBARRO

Não há prova mais evidente do desejo EQUINO de PARAR, do que a do esbarro. Com quê satisfação instintiva os cavalos a realizam... É a oportunidade de colocarem à tona algo escondido : o desejo de PARALISAR o corpo de forma plena !

Esbarro

A prova do ESBARRO exige um PARAR perfeito... e além do mais, saboreado...

Vir correndo e travar os membros traseiros... até ESTANCAR. Ah ! Observe a AVE. Com quê energia prazerosa ela se encaminha velozmente entre os arbustos e para no galho escolhido ! No esbarro o CAVALO se aproxima do mesmo modo : o corpo alimentado pelo prazer de transitar ` do movimento para o repouso ´, da atividade `` meio ´´ para a atividade `` fim ´´.

Aparte5.3 APARTE

A expressão `o cavalo é uma máquina de correr´,sugerindo que a condição MOVIMENTO é o alvo da libido EQUINA, esconde uma faceta essencial deste instinto : a preferência pela condição REPOUSO. Cada qual na sua especificidade, todas as provas equestres são um cabal atestado do seu desejo em paralisar o corpo.

Atente para as patas dianteiras do CAVALO na passada que antecede o salto. Isto é PARAR ! Observe - o contornando os três tambores : a cada passo, as patas param. São paradas infinitesimais, mas suficientemente perfeitas para possibilitar o giro do animal em velocidade ! E nas manobras de adestramento clássico, então ! Em cada uma, um aspecto diferente do seu talento em PARAR !

Resumindo o CAVALO : ele esbarra, salta, contorna, se faz de bípede e realiza outras manobras complicadas... porque sabe PARAR !

Posicionar essa observação no topo das considerações sobre o CAVALO, envolve duas etapas : inicialmente captá - la de maneira sólida, sem ambiguidades, o que no contexto sugerido, equivale a diferenciar o `` andar andando ´´ do `` andar parando ´´... e em seguida procurar a explicação no arquétipo.

5.4 RECORRENDO AOS GUIAS

Experimente fazer uma caminhada com seu GATO ! Impossível ! Ele anda um trecho e para, mais outro e nova parada - e não são para fazer as necessidades ! Repare, em contraponto, nos cachorros. A menos de quando estão cansados, ao se deslocar eles não pensam em parar...

Andar

O desejo de parar do FELINO pode ser captado sob diversos ângulos. Observe - o em ` câmara lenta ´ : ao se mover, o seu corpo não o faz ` por inteiro ´. Enquanto uma parte vai, outras teimam em não ir, permanecem como que paradas ! Apesar de velozes o avanço é restrito, ``as partes não se deslocam todas ao mesmo tempo ´´ ( uma vão outras ficam ), em outras palavras,... o corpo não se entrega ao movimento de forma plena, uma característica do corpo PARTIDO.

E o mesmo ocorre com EQUINOS !

Já o compromisso de BOIS e CACHORROS é oposto, com o MOVIMENTO ! Vide um de seus paradigmas reptilianos...

5.5 O CROCODILO !

CrocodiloEle fica a maior parte do tempo PARADO mas quando se desloca... é puro movimento! Não há no seu corpo vestígio algum do desejo de parar. Ele se desloca ` inteiro ´. E a mesma percepção se tem no deslocamento de um lagarto, de uma serpente... ou de um touro investindo. Todas as partes dos seus corpos se deslocam ao mesmo tempo ! É o TODO, não há PARTIÇÃO. Eles se entregam ao movimento, o aceitam !

Aves, felinos e EQUINOS, ao contrário,
reagem ao movimento!

5.6 PERCEPÇÃO

Percepção

5.7 BOI NO ARADO

`` Páaara... Corumbá ! ´´ e o bicho demora um tanto para PARAR, afinal o seu compromisso é com o MOVIMENTO ! Outra situação do cotidiano rural envolvendo o BOVINO : repare como é fácil fazê - lo se deslocar. Apesar do corpanzil, se você o empurra ele facilmente sai do lugar !

COMPROMISSO COM
O MOVIMENTO

Já um EQUINO quando resolve parar, pára mesmo,... empaca ! O corpo PARTIDO foi feito para isso. A `` tripartição´´ dos membros ( em pata, perna e anteperna `independentes´ ) possibilita o parar perfeito ! Já BOVINOS, o corpo rígido, TOTALIZADO, têm dificuldades em paralisá - lo.

COMPROMISSO COM
O REPOUSO

Devido à importância do PARAR para os CAVALOS, vamos insistir um pouco mais na investigação deste dom equino...

5.8 ENDURO

Mentalize - se participando de uma prova de ENDURO EQUESTRE... repleta de descidas íngremes !

Apoie - se no arquétipo e acalme - se.

Enduro

A égua em que está montado é uma especialista em paralisar os membros e em descidas íngremes isto faz a diferença ! Imagine um alpinista que não sabe parar,... como será a sua descida!? Pois a sua montaria se desloca apta à parar à mínima necessidade ! A perspectiva de a qualquer momento ter que imobilizar o corpo, freá - lo, faz parte da libido EQUINA. Mesmo se o piso estiver molhado, não se assuste. Manter `` o freio de mão puxado ´´ em declives acentuados é outro de seus talentos. Ao travar as patas, sua égua instintivamente as posiciona `` para PARAR ´´. E não é um ` parar ´ qualquer,... ele vem da raiz do instinto. Por isso é capaz de deslizar em segurança !

Considere a mesma cena, mas no lombo de um BOI ! Como o corpo bovino não dá ênfase ao andar `` parando´´, mas sim ao andar `` andando´´, ele vem direto e com tudo. É como um torpedo de meia tonelada, despencando por gravidade... e com você em cima !

Está sendo possível captar a importância
do PARAR
para os equinos ?!

5.9 PARÊNTESIS

ParentesisAmigo - internauta,... ao perceber que o CAVALO se desloca alimentado pelo desejo de PARAR, você se transporta para a REGIÃO ARQUETÍPICA. Esta não é uma região irreal, mística,... inacessível. É perfeitamente observável, desde que os olhos ultrapassem a primeira impressão. É como um segundo olhar ! E você nem precisa ser rural...

Após o banho, sente - se confortavelmente em sua poltrona preferida, ligue a TV em um dos canais `` DO CAVALO ´´ e observe em cada leilão o ` canter ´ dos EQUINOS,... e o faça como um ` mantra ´ : acompanhe os replays, observando cada apresentação o mais que puder.

O cavalo aparente o levará ao profundo... e você concluirá, sem vacilos, a semelhança entre gatos e CAVALOS, e destes com aves... a leveza, a liberdade,

O cavalo profundo

5.10 SINCRONIA

Do ponto de vista da LINGUÍSTICA NÃO - VERBAL, o PARAR dos CAVALOS - associado ao caráter PARTIDOR - é o principal aspecto do seu instinto... e não se manifesta unicamente no modo como movimenta o corpo, mas se espalha por todo seu equipamento sensorial. Ele não só anda parando,... como sonoriza parando (o relincho é um som entrecortado por pausas, paradas ), vê parando, sua visão se atrai sucessivamente para partes do ambiente ( para aqui, depois ali, em seguida acolá ), audição e tato idem...

ANDA ``PARANDO´´

sonoriza `parando´

tateia `parando´

vê e ouve `parando´

O INSTINTO `PARADOR´
(A LIBIDO DO PARAR)

Conheça mais sobre O cavalo atleta: