O espaço sensorial e os recursos arquetípicos

Afora os 5 Guias animais, o ESPAÇO SENSORIAL conta com dois outros recursos: as figuras do JUIZ e do COMTE IDEAIS. Enquanto aqueles facilitam a percepção dos atributos sensoriais primários do EQUINO, a DUPLA ARQUETÍPICA os explica...

O juiz/comte ideal

E o caminho didático para se introduzir nos cursos de `` Introdução ao CAVALO ´´ os dois arquétipos como auxiliares na compreensão desse animal, é o instrutor do curso, caractere a caractere,... ir construindo com os alunos, de início, a figura do JUIZ IDEAL. Começando pelo corpo...

Como deve ser o corpo dessa figura simbólica ?

6.13 O CORPO DO JUIZ

O corpo do juízCertamente é um corpo ` partido ´, facilmente dobrável. Já imaginou, leitor, um juiz que ao mover os braços no Tribunal derruba o martelo da JUSTIÇA no pé do réu ? Não ! O arquétipo JULGADOR tem a coordenação - motora ` PARTIDA ´, cada membro se movendo a seu tempo.

Deste modo ele evita encostar nas coisas...

O corpo do comte6.14 E O CORPO DO COMTE ?

Paralelamente à construção do JUIZ IDEAL, o instrutor irá esculpir passo a passo, a figura oposta, a do COMTE IDEAL atuando na Batalha.

Ao contrário do corpo JULGADOR, partido, seccionado, e portanto silencioso, o do CONDUTOR deve ser rígido, inteiriço, totalizado... Enquanto no Tribunal, o JUIZ IDEAL atua como se estivesse ausente da cena - facilitando assim que as partes entrem em conflito, o que faz com que mais dados venham à tona -, o COMTE deve ser `` pura presença ´´, afinal ele é o centro (no campo da Batalha tudo gira em torno dele!). E para isso os membros duros,... movendo todos ao mesmo tempo. Esta simultaneidade motora lhe garante o passo ruidoso,... sinaliza PRESENÇA !

6.15 PERCEPÇÃO

Percepção

6.16 TREINAMENTO SENSORIAL

Não só os ARQUÉTIPOS do JUIZ e do COMTE IDEAIS devem ser investigados, mas também os `` ambientes arquetípicos ´´. Vide estes: enquanto no FORUM o pano de fundo é o silêncio, a primazia é audiovisual,... o QUARTEL mais parece um órgão fonatório, nada se faz sem som !

Treinamento sensorial

É como estar num Tribunal !Por incrível que pareça, explorar essas oposições incrementa a percepção de DIFERENÇAS equivalentes em animais. Convide os participantes a diferenciarem os perfis sensoriais de um JULGAMENTO e de uma BATALHA. É como diferenciar, indiretamente, as sensorialidades EQUINA e BOVINA !

Entre CANINOS e FELINOS o diferencial ainda é mais visível. Experimente caminhar por uma rua de Vila, onde haja cães em cada casa: a atmosfera sensorial é de uma Batalha ! Imagine agora, gatos em cada: a sensação é oposta...

É como estar num Tribunal !

6.17 BIOLOGIA X PSICOLOGIA

A personalidade de um animal é, em boa parte, função dos seus atributos sensoriais,... os quais podem ser divididos em dois grupos: os típicos de determinada raça - ou de algumas -... e os comuns a todas. Estes últimos - os sensoriais primários - são os fundamentais para a compreensão do animal. O bom senso aponta que o Treinamento Sensorial deve se iniciar por eles.

Quanto aos atributos comuns e no tocante aos CAVALOS, o `` se posicionar para VER / OUVIR ´´ define - como viemos mostrando - aspectos relevantes da ` personalidade primária ´ EQUINA. Evidentemente que devido à sincronia, podemos nos apoiar em qualquer dimensão sensorial para explicar o animal, no entanto... a audiovisual é a mais didática.

Convenhamos, o caminho mais seguro para se compreender os aspectos básicos da personalidade EQUINA é o SENSORIAL. É um caminho biológico... e não psicológico. Não que este não seja válido, apenas que aquele é mais seguro, ou como temos afirmado, ` menos ambíguo ´.

Para ressaltar a importância de se considerar a dimensão sensorial/biológica como `` ponto de partida ´´, vamos nos valer mais uma vez do guia FELINO...

6.18 O PROCEDER PARA O PROCESSO

Acompanhe o bichano em sua caça noturna. Ele atua como se não estivesse interessado na presa, no objetivo,... mas sim, em como `pegá-lo´, no processo. É um agir característico do animal de libido VO, `` dotado de visão PARTIDORA, analítica ´´.... Cães se comportam do modo oposto, sintetizam. Detectada a presa, partem em linha reta - pelo caminho mais curto - na sua direção ! O foco é o objetivo, não há interesse algum pelo processo, pelo `` como ´´, afinal... não há o que ver. A sensorialidade é canalizada para o SER VISTO !

A atração para o `como ´, para o PROCESSO,
exige pendor para VEROUVIR !

Para os FELINOS, não só qualquer atividade é processual, analítica - o que advém, entre outros aspectos, da visão `particulada´-, como também os próprios elementos do ambiente ele os considera em processo - como que sendo processados -, ou seja, `` em formação ´´,... e portanto ainda ` não prontos ´, não aptos para o contato, para a convivência direta ! Daí resulta a sutileza felina.

BoisPois CAVALOS têm a mesma sensação !

Já CACHORROS e BOIS percebem as coisas de modo contrário, consideram os elementos do ambiente já processados, como que `` formados ´´,... ` prontos, acabados ´,... definitivos... e sendo assim, só lhes resta ir ao seu encontro, para cheirá - los, tocá - los, lambê - los,... e se for o caso ?!

6.19 PERCEPÇÃO

Percepção

6.20 CONHECER X COMPREENDER

Evidente que se conhece o CAVALO a partir da sua fisiologia. Mas este conhecimento não nos faz compreendê - lo. Apesar de útil e essencial, é um saber pontual, especializado,... necessário, porém não suficiente.

Manual do cavalo

Para se aprofundar nos detalhes físicos, o estudo científico dos EQUINOS foi seccionado em diversas áreas. O resultado inevitável é que apesar da enormidade do atual conhecimento sobre o CAVALO, ele permanece um enigma. Sabemos muito, mas este muito está pulverizado em vários compartimentos... e não conseguimos ligá - los,,... reuni - los numa grande síntese.

Para se resolver este dilema, uma alternativa viável é a união dos Pensamentos equestres Moderno e Antigo, afinal, os dois se completam. Aquilo que nos falta ( a visão generalista, sintética ), o conhecimento Ancestral tem de sobra ! *

* e vice - versa

6.21 O VIÉS ARTÍSTICO

Inserir os conteúdos sugeridos neste trabalho (em parte ou no todo) nos cursos de ``Introdução ao CAVALO´´, afora possibilitar aos participantes uma abertura para um novo patamar de observações, torna esses eventos - pelo inusitado do método - mais atrativos. Recorrer a bois, cães e gatos para se conhecer CAVALOS foge ao usual e a juízes e comandantes ideais, nem se fala!

Sem prejudicar o ensino/aprendizagem tradicionais e sua eficiência, a inclusão dessa pitada de sal pode incentivar novas posturas, instigar novos questionamentos, ... quando não, fazer o CAVALO ser tratado com mais respeito e dignidade.

É como intercalar TÉCNICAS com ARTE.

O viés sugerido é o olhar artístico sobre o CAVALO. Este contraponto parece faltar nos atuais cursos sobre EQUINOS, os quais, regra geral, caracterizam-se por serem essencialmente mecânicos e formais. Mesmo nos eventos vivenciais, focados no `sentir o animal´, nota-se a necessidade de um fio de Ariadne que conduza o CAVALO e seus aficionados a novas veredas.

O FUTURO DIRÁ !

6.22 SEMIÓTICA

Certamente que o viés ARTÍSTICO proposto se confunde com o SEMIÓTICO... ou seja, LINGUÍSTICO *. Sob este prisma, o ESPAÇO SENSORIAL é o lugar da `` dança dos opostos ´´: de um lado equinos ( o nosso objetivo ), e do outro, bovinos, a contraparte.

É deste DUPLO OLHAR que nasce a beleza!

À primeira vista, um universo só de CAVALOS pode parecer belo. Na realidade, ele é parcialmente belo. A beleza - que nasce da harmonia e compreensão, conforme as palavras de Xenofonte - vem com a inclusão do complemento, do parceiro...

A dança dos opostos

* semiótica: estudo das linguagens

6.23 OS SETE GUIAS DOS EQUINOS

O espaço sensorial

- O ESPAÇO SENSORIAL -

6.24 PERCEPÇÃO DA DIFERENÇA

Do ponto de vista sensorial primário, EQUINOS são tão diversos de BOVINOS, quanto JUIZES de COMANDANTES IDEAIS !

Este é um dos motivos, entre outros, que justifica a inclusão dos arquétipos humanos (as duas figuras simbólicas) nos cursos de Introdução ao CAVALO.

Percepção

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