I ching

O CAVALO HOLÍSTICO foi construído com base na percepção de um novo plano de observação - o sensorial modal primário - e fundamentado, pelo lado do conhecimento Contemporâneo, em dois referenciais citados na Janela 4: A LINGUÍSTICA MODERNA e a BIOLOGIA EVOLUTIVA DO DESENVOLVIMENTO. Afora estes, e pelo lado do conhecimento Antigo, ele se apóia em dois outros, um explícito, a ÁRVORE DA VIDA e outro implícito, o LIVRO DAS MUTAÇÕES*. Como viemos nos referenciando no primeiro, vamos agora nos deter no segundo, conhecido e respeitado como o Clássico de sabedoria chinês. Os seus conteúdos - em particular os dois principais monogramas - são facilitadores para a compreensão do INSTINTO EQUINO, ainda mais que a ÉGUA é um dos dois animais privilegiados pelo I CHING *. O outro é o DRAGÃO, expressão que em grego significa `` cobra larga ´´, ou seja, LAGARTO.

A linha

* literal e sucintamente... Ching: livro e I: mutação, mudança,

8.1 O LIVRO DAS MUTAÇÕES

O `` Livro das Mutações ´´ trata básicamente da arquitetura de 64 modos de ação, os quais derivam de dois modos principais, denominados O RECEPTIVO e O CRIATIVO * (o EMISSOR). Para os pesquisadores que ao longo dos séculos compilaram o seu conteúdo,... é da tensão entre estes dois modos que se manifesta o processar da Vida em sua diversidade de formas e categorias.

* desde que no emissor a informação está no seu interior, ele cria.

Receptivo/criativo

É um convite à reflexão que para desenvolver a complexidade embutida na referida obra, os seus autores partiram da simplicidade dos dois monogramas. O interessante é que estes encerram em si, as qualidades dos Princípios que representam. São símbolos perfeitos. A própria configuração das linhas contém as instruções elementares para a realização correta e eficiente dos modos de se comunicar RECEPTOR e EMISSOR. O texto e as linhas do I Ching indicam: `` o RECEPTOR de informações precisa ser maleável como uma ÉGUA... e o emissor rígido como o DRAGÃO ´´.

Aplicando essa instrução ao plano audiovisual...

Receptor emissor

8.2 MONOGRAMAS

Para os pesquisadores da antiguidade chinesa, antes de complexas definições sobre o ato de VER, é imprescindível considerar a instrução explícita no monograma RECEPTOR de imagens ( e sons ):

VER é PARTIR, ou melhor, o fundamento da ação VER está no PARTIR. Compreender esta assertiva é aguçar a percepção...

Considere o exposto no item 2.1 ...

VER a porteira da fazenda de forma plena, ideal,... é primeiramente SECCIONÁ – LA..., por exemplo, em lados direito e esquerdo ( ou partes de baixo e de cima ) e se dedicar visualmente a um deles por vez ! Em seguida, cortar cada qual em outras duas metades... e assim por diante...

Ver a porteira

8.3 MONOGRAMAS ( 2 )

O pensamento primitivo sobre o ato de RECEBER a que nos remete o clássico de sabedoria chinês - o de que `` RECEBER é partir ´´ - se desenvolve na região fenomênica elementar, primária e, portanto, pertence à dimensão arquetípica. Ele traduz a essência, o fundamento da ação RECEBER, ou seja, revela que esta é precedida pela ação PARTIR.

a região aparente

a região elementar (arquetípica) ( a do I CHING )

E por este pensamento ser extremamente simples e fácil, quase `` ingênuo ´´ e à primeira vista essencialmente simbólico, o intelecto moderno tende a interpretá - lo como carente de bases biológicas. As observações sensoriais modais, no entanto, indicam que o duplo - símbolo do Livro das Mutações tem sim fundamento biológico, e mais: ele contém em si mesmo, o esquema em que se funda `` a formação das opções sensoriais primárias ´´ ( as libidos JULGADORA / a que se atrai p/a parte e CONDUTORA / atraída p/o todo ) as quais serviram e servem de base à multiplicidade de `` planos corporais ´´ animais... inclusive o do CAVALO.

Para o raciocínio Ancestral chinês, é a partir desta linha ` quebrada ´, que se começa a desvendar o mistério que envolve o instinto equino. Vamos, pois, explorá - la mais um pouquinho...

O cavalo

8.4 O BALANCEIO DO CAVALO

Uma das providências iniciais no treinamento de equinos é fazê - los caminhar em linha reta, pois o instinto os faz se deslocar para cá e para lá...

Para lá/cá

Observe o CAVALO: ele se movimenta gingando, dando a sensação de que está distribuindo o seu peso ora para um lado ora para o outro, o repartindo pelas laterais do corpo. Quaisquer dessas interpretações indica que o seu desejo é FUGIR DO CENTRO, esvaziá - lo. Este ` se dividir em dois ´ parece lhe dar uma sensação de leveza, de alívio de peso .

E este aspecto - a fuga do centro - também se revela em sua mente: não lhe agrada ser o centro das atenções !

O LIVRO DAS MUTAÇÕES sugere que o `` plano corporal EQUINO ´´ parte deste fato primordial !

A FUGA DO CENTRO

8.5 EQUINOS X BOVINOS

Enquanto no corpo EQUINO a sensação de peso e o prazer sensorial são repartidos ( o andar é um balanceio e os órgãos sensoriais mandantes são os olhos e ouvidos ), no BOVINO eles se reúnem no eixo central. O peso não é distribuído e os sentidos privilegiados são a fonação e o olfato.

Equinos x Bovinos

Retorne às descidas íngremes da prova de ENDURO: enquanto o CAVALO balanceia o corpo e desce se apoiando alternada e marcadamente num lado depois no outro, evitando o centro,... o BOI desce de frente, com seu peso e tudo mais ` reunidos ´ no eixo que vai do focinho ao anus !

8.6 PERCEPÇÃO

Percepção

8.7 PROJETOS SENSORIAIS OPOSTOS

O LIVRO DAS MUTAÇÕES sinaliza que os corpos EQUINOS e por oposição, os BOVINOS,... têm projetos sensoriais opostos, o que explica outra diferença entre ambos, já citada.

Enquanto os primeiros usam a língua ( órgão localizado no eixo central de um corpo) de modo comedido, discreto, pois a sensorialidade central é evitada,... os segundos o fazem de modo explícito, indiscreto. E essas diferenças modais são igualmente perceptíveis entre AVES e RÉPTEIS e entre FELINOS e CANINOS...

A lingua

8.8 PROSSEGUINDO...

A língua é o órgão da UNIÃO.

Répteis, bovinos e caninos a utilizam - juntamente com o olfato (também locado no centro do corpo) - como órgão máximo da comunicação. É através dela que totalizam o alimento. Observe a língua da vaca UNINDO os talos de capim, a do seu cachorro lambendo o prato !... Aves, equinos e felinos, ao contrário, tendem a ` partir ´, a separar os alimentos antes de degluti –los. Atente para a égua e o cavalo pastando: lábios e dentes vão à frente, selecionando o que comer. Nas vacas e bois, em contraponto, é a língua que se adianta !

Separam/unem

Se aparentemente a língua é um músculo, no prisma profundo é um elemento de linguagem, uma expressão fenotípica da ação UNIR.

Prosseguindo

8.9 PERCEPÇÃO

Percepção

8.10 REDONDEL ( 12 )

O CAVALO é o animal das extremidades. Ele foge do centro. A própria visão bipartida e voltada para os lados - mais que a de bois e vacas - indica que o foco do seu interesse são as laterais... não só do seu corpo, como do ambiente que o circunda.

Ao estabelecer códigos de comunicação com EQUINOS, procure usar as extremidades laterais do interlocutor. Elas estão mais distantes do centro... quase saindo do corpo, satisfazendo a FUGA !

As patas são um exemplo que já vem acontecendo.

8.11 CONCLUSÃO

No atual momento de intercâmbio entre culturas ocidentais e orientais, seria desonesto em se tratando de um trabalho sobre COMUNICAÇÃO e LINGUAGENS ANIMAIS, fundamentar o conteúdo exposto em referenciais restritos a formas de conhecimento contemporâneo, como os dois assinalados na Janela 4. Pesquisadores de outras eras também investigaram estes temas, e alguns se dedicaram, inclusive, caso dos ancestrais chineses ( vizinhos dos mongóis ), à religação do CAVALO com suas origens.

Cada qual no seu contexto, os quatro referenciais sustentam a estranha - mas plausível - perspectiva de que o CAVALO foi construído - afora os mecanismos da seleção natural e mutações aleatórias - pelo pensamento da JUSTIÇA !

A BIOLOGIA EVOLUTIVA DO DESENVOLVIMENTO
A LINGUÍSTICA MODERNA

O LIVRO DAS MUTAÇÕES
A ÁRVORE DA VIDA

8.12 REDONDEL ( 13 )

Cavaleiro - leitor,... neste penúltimo REDONDEL vamos nos ater ao essencial do exposto nos anteriores: o prazer do CAVALO É SE ALIMENTAR DAS IMAGENS E SONS DOS ELEMENTOS DO AMBIENTE !

E desde que o trate com DELICADEZA e RESPEITO ele esquece os demais elementos e se alimenta da sua presença, em suma, se concentra em você,... pois como vimos, EQUINOS se atraem para A PARTE ( e não para O TODO ), e portanto, prezam a relação `` com um corpo ´´ ( e não com `` mais de um ´´ ).

As DOMAS interativas só fazem constatar este fundamento sensorial.

8.13 PERCEPÇÃO

Percepção

8.14 TOUROS !

Evidentemente que um toureiro à frente é muito prazeroso para o touro,... mas convenhamos, uma multidão é muito mais ! Observe nas `` corridas de toros ´´ o quanto a correria de muitas pessoas o excita !

Corrida de toros

Revigorados pelo apoio do I CHING, vamos retomar o nosso CAVALO, agora em outro patamar...